Orientais


Ayakashi
Esta máscara foi atribuída a um comandande militar morto com um sentimento de forte rancor. Esta mascara exprime o seu coração e sua dignidade. O caráter e grande vontade frente ao mundo, são representado por olhos de anéis brilhantes no personagem.
Carpa
Segundo a lenda, o destino das carpas era chegar a fonte do Huang Ho, o Rio Amarelo. Este caminho é seguido na altura da desova, assim, as carpas precisam saltar vales repletos de cachoeiras, em direção à montanha Jishinhan. As carpas ou Koi, que conseguem subir a cascata de Longman Falls ou Portão do Dragão, transformam-se em dragões. Segundo a Mitologia, somente as carpas que voltam do rio adquirem o aspecto de "mau" dos dragões. Nas tatuagens é atribuído o significado de força para conquistar objetivos e superação de obstáculos. A carpa descendo o rio, quer dizer que foram alcançados os objetivos.
Chien-Tang
O dragão Chien-Tang controla todos os outros dragões, seu sangue é vermelho, tem 900 metros de extensão e possui uma juba flamejante.
Dragão
O dragão chinês Lung, ou dragão imperial, representa a masculinidade e segmentos Yang, foi também o ícone da Família Imperial Chinesa, sendo ainda hoje relacionado ao poder do imperador da China. A imagem de Lung é muitas vezes encontrada em construções e bandeiras. Segundo o povo chinês, o dragão é o governador de todo o Cosmo, e representante da longevidade e prosperidade. Os dragões têm cinco patas e geralmente não ostentam uma pérola em sua boca, em baixo do queixo ou em baixo de suas garras. A pérola fortalece o dragão e o permite ganhar os céus. Os dragões preto ou azul, habitam as profundezas do oceano, ou na caverna o grande rio e guardam as pérolas dentro de sua garganta. As cores podem variar, alguns variam entre o verde e o dourado, já o Chiao, possui listras no dorso nas cores branca e verde, sua barriga é vermelha e, entre a barriga e as costas, apresenta um tom amarelado. O dragão é formado por: crânio semelhante a um camelo, chifres de Cervo, olhos de coelhos, orelhas de touros, barriga de sapo, escamas de carpas, patas de tigres e garras de águias. Para tactear os lagos frequentados pelos dragões, usavam seus grandes pares de dentes caninos. Os orientais contam com cento e dezessete escamas, sendo oitenta e uma yang e trinta e seis Yin, determinando assim o seu caráter. Reza a lenda que os dragões têm nove crias, cada uma delas com personalidades distintas: a imprudência é a característica do dragão Haoxian; Yazi é belicoso e valente, por vezes sua imagem é empregada em armas; Bixi, não gosta de ficar só; Quiniu, grande apreciador de melodias, muitas vezes grafados em instrumentos musicais, sobretudo os de cordas; Chiwen, sempre a olhar para o horizonte; Suanmi, gosta muito de fogo, por isto, pode ser visto em queimadores de incensos; Pulao, aprecia um bom rugido e faz parte da decoração de sinos; Jiaotu, sempre enrolado em seu corpo, muitas vezes é usado em portas. Mesmo benevolente, o dragão enfurecido pode causar catástrofes naturais e eclipse.
Espectro Nekomata
Inicialmente o Espectro Nekomata é um gato como outro qualquer, entretanto, conforme envelhece o Espectro Nekomata adquire forças sobrenaturais. Estas novas forças vêem acompanhadas de uma cauda espiritual que se divide em duas e um aspecto mais agressivo.
Fudô Myôô
Kannon é apresentado na índia, seu local de origem, como um homem chamado Fudô Myôô. Fudô Myôô guarda o inferno e aparece sempre com uma corda em suas mãos, com esta corda Fudô Myôô amarra o mal existente, com sua espada, o guardião enfrenta seus inimigos.
Futs-lung
O dragão Futs lung é o controlador que protege as pedras preciosas, metais do planeta e outros tesouros do planeta, ocultos em cavernas subterrâneas. Geralmente não inteferem na vida do homem e têm uma personalidade estrovertida.
Grandes Quedas
O destino das carpas é transformarem-se em dragões, a fase primária de transformação de uma carpa em dragão é chamada de Grandes Quedas ou Portões do Dragão. Após subirem Grandes Quedas, nasce um chifre e espigões nas carpas, recebem fortes barbatanas e seu corpo é transformado em ouro. As corredeiras das Grandes Quedas são chamadas de Uzushio, que significa corredeira final.
Hannia
A máscara Hannia é dotada de dentes ameaçadores, boca grande e chifres. A sua imagem expressa dor, ciúme e tristesa feminina. A Hannia representa a raiva de uma mulher, que após muita raiva e ciúmes, adiquire este aspecto. Certamente, a Hannya é a máscara Nô mais divulgada no ocidente. Acredita-se que a máscara Hannya tem o poder de afugentar os maus espíritos.
Higoi
Higoi são as carpas vermelhas, provenientes de transformações genéticas. Geralmente é ilustrada nadando no rio e representa mãe.
Hiragata-Hannya
Como muitas outras máscaras, a Hiragata-Hannya originou-se na era conhecida como Katamura. Acredita-se que a Hiragata-hannya originou a Hannya. A máscara tem um aspecto primitivo e pouco elaborado.
Irezumi
São chamadas de Irezumi as grandes tatuagens tradicionais japonesas. Estas tatuagens muitas vezes cobrem boa parte do corpo. Existem diversas formas de Irezumi, o formato Kame, assemelha-se ao casco das tartarugas. Posicionada nas costas, a tatuagem inicia-se a altura dos ombros, inclui a parte de trás dos dois braços, tórax e parte das nádegas. O formato Katate-bori cobre um ombro e braço com apenas um desenho principal.
Jinki
O Jinki tem o formato de uma tartaruga com orelhas. Entre as bestas espirituais misteriosas esta o Jinki, acompanhado de Hou, Rin e Ryu. Entre os poderes do Jink, considerados sobrenaturais, está a previsão do futuro. O Jinki ou tartaruga espiritual é um símbolo de perseverança e adorada como Mensageira de Deus.
Kawazu
Kawazu no teatro Nô, trata-se do espírito de um senhor morto após ser condenado por um homissídio violento. Os olhos vagos, aspecto magro e cabelo ralo sobre a face, dão luz ao sofrimento e situação miserável de Kawazu, despertando nos espectadores um sentimento triste e doloroso.
Ki-rin
Aos machos dão-se o nome de Ki e às fêmeas rin. Depois do dragão de Hou-uo, a besta da prosperidade Ki-rin é a criatura espiritual mais adorada. Ki-rin tem o tamanho de um veado, mas possui membros de cavalo e cauda de boi. Sua cabeça assemelha-se a de um lobo, na cabeça do macho, encontra-se um chifre. O Ki-rin representa a paz e a prosperidade, pois pode viver até 2.000 anos. O Ki-rin tem muito apreço pela natureza, sendo incapaz de fazer mau aos animais ou plantas. Entretanto, para se proteger, o Ki-rin transforma-se em um ser arisco e lança chamas pela boca. Encontram-se Ki-rin nos paises cujos o reinados prezam pela benevolência.
Magoi
Magoi são as carpas pretas. Geralmente a Magoi é estampada saltando o rio. Existem ainda as variações Tetsu Magoi, Asagi Magoi e Doro Magoi.
Mukade
A Mukade é centopeia de natureza agressiva, possui cerca de 20 centímetros, dentes similares a ganchos e carrega glândulas com veneno em sua boca. Devido ao desenho e sua aparência, considera-se a Mukade um espectro. Os Mukadeshu, ou Guerreiros Centopeia, faziam parte das tropas de Uesugi Kenshin, em seus brasões eram impressos imagens da Mukade. Mensageiro de Vaisravana, a Mukade é considerado um Deus da Guerra.
Nishikigoi
Nishikigoi é uma carpa colorida, muitas vezes considerada o Rei dos Peixes e o mais belo peixe de água doce. A Nishikigoi recompensa seu dono e sua família com sorte. Estas carpas vivem por muito tempo, em média setenta anos e são qualificadas pelos padrões de beleza de seus coloridos.
Onryo
Considerados espíritos e fantasmas, são muitas vezes são representantes da vingança. Tais espíritos são tidos como Deuses, pois acredita-se que após a morte, a alma transforma-se em um Deus.
Ouryu
Destina-se o nome de Ouryu, ou Peixe Sagrado, à um dragão com asas de fogo. Passados 500 anos de existência, o cria chifres sendo nomeado Kakuryu. 2.000 anos depois o então Kakuryu transforma-se em Ouryu. Segundo descrções, os imperadores solicitavam boas ações, realizadas por Ouryu.
Peixe-dragão
Acredita-se que alguns dragões nasceram como carpas, que após a subida do rio, saltando com muita habilidade, transformaram-se em peixes-dragão. Na Cina, quando uma empresa atinge o sucessos, usa-se o ditado "A carpa atravessou o portal do dragão".
Ryunyo
Esta máscara tem o objetivo de retratar a vontade de uma mãe que ama seus filhos. Ryunyo é usada durante a narrativa da história de uma mergulhadora; nesta história, tenta recuperar uma jóia valiosa roubara do Palácio do Rei Dragão, para que seus filhos obtenham sucesso durante a vida. Para a proteção de sua jóia, dos tubarões e dragões protetores, durante sua fuga, a mulher usa um punhal para abrir seu próprio peito e guardar a jóia em seu corpo. A ryunyo é utilizada no momento em que a mulher dança após se transformar em um dragão fêmea e é levada ao Nirvana. Seu cabelo é trançado em sua testa, retratando assim, um dragão fêmea que surgiu do mar.
Sakura
As Sakuras são as flores de cerejeiras. O povo japonês aprecia a muito a queda sutil da pequena pétala de cerejeira e relacionam a vida que floresce e como as flores, caem. A Sakura representa também o amor no idioma das ervas chinês e a feminilidade, relacionando-se também com a sexualidade. A Sakura é um simbolo frequentemente obeservado na arte japonesa tradicional, como consequencia estas imagens foram reafirmadas nas tatuagens orientais. No Bushido, o código dos samurais têm a Sakura como emblema.
Samurais
Os soldados da aristocracia japonesa suergiram entre 1100 e 1867. As principais características dos samurais eram a disciplina, lealdade e habilidade com a espada, ou katana. Durante aproximadamente oito séculos, os samurais tiveram muito estatus na sociedade, pois seguram o bushido, conhecido como o caminho do guerreiro. Para os samurais, era melhor morrer com honra do que viver com desonra. Uma faca chamada tatnto, era usada para cometor o Seppuku, ou suicídio honrado. O Samurai japonês seguia alguns mandamentos por sua vida. Enman, ou harmonia, toda a cultura do Japão é harmoniosa e equlibrada, sendo a harmonia e equilíbrio também uma característica dos guerreiros; Giri, ou obrigação, relacionado ao dever e a justiça; Gisei, ou sacrfício, exige dedicação ao trabalho, mesmo longe da família; Gaman, ou tolerância, exigia que o Samurai fosse resistente e tolerante; Gambaru, ou esforço, mantinha os Samurais firmes em suas jornadas. Kaizen, ou constante melhoria, permitia ao guerreiro Samurai buscar sempre a perfeição; Mu, ou desapego, praticado pelo Budismo, o desprendimento deve ser uma das características do Samurai; Caráter, esta característica deve ser entendida como o engrandecimento do Samurai a partir de seu trabalho; Ude, ou habilidades ocultas, o Samurai deve ser discreto e reservado, não expondo-se, sendo seus conhecimentos aplicados na altura correta; Mushin, ou atitude mental, a partir do auto-conhecimento, que gera a auto-confiança possibilita segurança nas decisões em períodos difíceis; Amae, ou confiança, pressupõem-se sempre que os outros indivíduos são pessoas benevolentes, baseando os relacionamentos na confiança mútua; Haragei, ou intuição, os instintos dos Samurais são umas de suas características mais importantes, o guerreiro ser disciplinado, atento e táctico para atender ao Haragei; O Ken, ou visão, prevendo o futuro, clara e significativamente, o Samurai podia visualizar com mais clareza suas opções; O Kan, ou conhecimento permitia o contexto e seus por menores, predispondo à decisões corretas.
Shen-lung
Dragão criador do vento e da chuva, considerado um dragão espiritual celeste, mastro das tormentas. O Shen-Lung é o dragão espiritual de cinco garras, é benevolente e conhecido como o pulmão imperial.
Tebori
Dá-se o nome de Tebori às tatuagens orientais feitas a mão, sem o uso de máqinas elétricas. Tal prática exige técnicas especiais dos tatuadores que usando a força das mão, o tatuador pressiona as agulha sobre a pele rápida e ritimadamente. A ferramenta usada consiste em um jogo de várias agulhas unidas à extremidade de um suporte feito de metal ou mais comumente madeira. Como o método Tebori toma mais tempo que as tatuagens modernas o processo tende a ser mais doloroso, mas ainda sim, suportável. A técnica iniciou-se durante o perílo Edo, quando os japoneses imprimiam gravuras sobre a madeira, a esta arte deram o nome de Tebori ou gravar com as mãos. No japão e outros países oridentais, ainda encontram-se muitos tatuadores especialistas em Tebori, entretanto, no ocidente não é muito comum encontrar um especialista nesta arte.
Tien-lung
Dragão responsável pela proteção dos palácios dos deuses, considerado um dragão celestial, guarda os que suportam o firmamento.
Ti-lung
Trata-se do dragão da terra e dos rios, é o controlador das águas do planeta. No outono o Ti-lung vive no mar e na primavera, habita os céus.
Toukou
Cruzando as características de uma raposa e um cachorro, o Toukou, também conhecida como Besta Sagrada, apesar de seu aspecto um tanto agressivo, chora semelhante a um pássaro. O Toukou é dotado de uma grande cauda e dois chifres.
Usagi
Usagi são os coelhos, representam a feminilidade e possuem um alto nível esperitual. Usagi Yojimbo é uma de livros cômicos. A saga do coelho samurai Usagi Yojimbo se passa no período edo, na terra do sol nascente. Os livros contam a história de Miyamoto Musashi.
Yakusa
Um das máfias mais conhecidas no mundo, a organização criminosa japonesa Yakuza ou Gokudō, tem como uma das principais características as artes nos corpos de seus integrantes, sempre belas e grandes tatuagens. As tatuagens eram feitas com o método Tebori, um método mais demorado e doloroso que o método moderno. Muitas vezes as imagens eram relacionadas ao teatro famoso teatro japonês Kabuki. As imagens das tatuagens, por vezes, apontavam ao clã da Yakuza que o integrante pertencia. A Yakuza nasceu no início do século XVII em Osaka e Edo, que atualmente é Tókio. Os Yakuza têm seu próprio estatuto, com base na fidelidade entre oyabun, ou padrinho e kobun, o protegido. Não tocar na mulher de outro integrante da Yakusa e nunca revelar informações sobre a Yakusa, são algumas das regras da máfia.
Yamanba
Apesar de Yamanba siginificar montanha ou bruxa e mater um semblante mau e agressivo, a máscara representa no teatro Nô, um duende benevolente, que habita as montanhas, tornando-se símbolo das montanhas ninfas.
Yase-Onna
Representando uma senhora ciumenta e rancorosa (da-se o nome de "Ryō-no-onna" às máscaras com tais características), Yase-onna não atingiu ao Nirvando, o que a levou a tornar-se uma fantasma. Para representar a fragilidade das senhoras, a máscara tem o olhar vago e aspecto magro.
Yaseotoko
Capaz de retratar a face desesperadora de um homem que acumula sofrimentos diversos, a máscara Yase-otoko apresenta a coloração da pele muito pálidade e assutadora, outra característica é o bigode e sobrancelhas bem finos. sua boca apresenta-se quase fechada, seus olhos têem anéis de metal com forte brilho e tinta vermelha ao redor, procurando causar no espectador um grande rancor. Durante a éra Muromachi, um criador de máscaras, denominado Himi, ficou conhecido por criar máscaras com a sombra da morte sobre seu rosto, assim como Yase-otoko.