Inácio da Gloria - História e Tradição

Por Ana Carvalho Publicado em 21 de agosto de 2017


Inácio da Glória, é um desbravador da tatuagem no país, iniciou sua atividade profissional com estúdio no ano de 1976, em Brasilía – DF.


Vindo de Santos, litoral paulista, cujo porto que tomou contato com as tatuagens que eram feitas pelos marinheiros da época, despertando um interesse precoce, que viria a desencadear um profundo espírito de pesquisa sobre o tema.

Atualmente é um pesquisador da cultura brasileira, da arte, da tatuagem, dos conceitos, dos grafismos indígenas e da relação autoral que todo artista deve ter em sua obra.

Hoje está estabelecido no Guarujá, SP, onde mantém viva as tradições pioneiras, da sua atuação em todo o território nacional.

Iniciei minha atividade profissional nos anos 70 em Brasília – DF, em uma época que ainda não existiam estúdios de tatuagem no país, a primeira geração de tatuadores da era contemporânea, determinada a formatar essa atividade, foram os verdadeiros pioneiros que deram início de forma vigorosa e autêntica ao que hoje já é consolidado como uma atividade regular e legitima, exceto nos meios oficiais.

No inicio não tínhamos as informações que precisávamos, nem materiais adequados para a prática do ofício, ao contrario, uma retrógrada intolerância tomava conta da nossa cena.

O desafio era superar esses obstáculos que criaram uma nuvem de preconceitos sempre que se falava de tatuagem, uma lacuna cultural sem precedentes, tudo isso foi superado de forma obstinada pelos poucos tatuadores que existiam , que mostraram determinação na sua caminhada em direção a um patamar mais digno.

Essas trajetórias trilhadas pelos pioneiros foram determinantes ao estágio que atingimos hoje, esses tatuadores guerreiros foram os que com muita dificuldade superaram obstáculos que existiam, falta de materiais apropriados para a natureza do trabalho e driblar a mentalidade da época cheia de intolerâncias e reservas.


Com toda essa ebulição, os tatuadores atingiram outro patamar de qualidade em suas obras , propondo desta forma uma nova dimensão nas tatuagens que começavam a impressionar seu público e ganhar a aceitação da sociedade.


Acredito que nos tatuadores, que nos iniciamos a 20 atrás ou mais, diferente da nova geração fomos forjados, dentro de desafios inéditos que criaram uma força determinante na consolidação dessa atividade no Brasil.


Em 1990 surge a primeira Convenção de Tatuagem Internacional entre nós e a partir dai estava inaugurado um calendário de eventos que cresce a cada ano. A força gerada por esses encontros que reúnem seus admiradores e adeptos em torno de um mesmo objetivo, criou um lastro positivo provocando uma expansão no seu mercado, revelando tatuadores de extremo talento que demonstram através de sua arte a competência que impressiona a todos.


Em Brasília , onde tatuei por mais de 20 anos minha clientela era formada essencialmente por militares de todas as armas, esquadrões de policias além de toda uma geração de outsiders que lá se formava.


Muitos fatos pitorescos aconteceram nessa jornada, certa vez uma pessoa pediu para tatuar a constelação do cruzeiro do Sul e pasmem no céu da boca, aceito o desafio e cliente satisfeito. Acredito ser muito importante nós tatuadores com sede de evolução participarem dos eventos interagindo a propor sempre respeito com a arte da Tatuagem, para que ela possa evoluir de maneira correta não caindo em banalizações.


As Convenções do setor acontecem de forma regular cada vez com mais frequência em todos os estados do nosso pais, que servem para fomentar novas mentalidades e que possam atingir um padrão de excelência por nos desejado e nessa intenção agregue a classe.


As convenções e eventos de tatuagem vieram para ficar, hoje acontecem em todo território nacional, de Norte a Sul, a arte da tatuagem é celebrada.



Algumas grandes capitais sediam os mais significativos do setor:

São Paulo - Tattooweek – SP
Rio de Janeiro - Tattooweek - RIO
Florianópolis - Expo Tattoo - Floripa
Belo Horizonte - BH Tattoo
Recife - Recife Tattoo Art


Outras mais capitais como Belém do Pará e Goiânia, marcam presença, além de outras cidades como: Joinville – SC, Piracicaba – SP, Rio Claro – SP e Barra Bonita – SP.


Esses eventos vêm marcando sua trajetória através das suas edições, que fortalecem muito o calendário nacional de eventos de tatuagem. A presença dos tatuadores e aficionados é fundamental para cada vez mais a tatuagem seja praticada com verdade, respeito e dignidade, valorizando esta arte milenar tão requisitada nos dias de hoje.


Avalie este post

Dê uma nota de 1 a 5 estrelas

Comentários

Faça um comentário sobre este post